Este carro não é para avozinhas

ESFLOW é um eléctrico desportivo que atinge os 200 km/h

2011-02-21
Por Susana Lage (texto e fotos), em Frankfurt
Engana-se quem pensa que os veículos eléctricos (VE) andam devagar e são para a terceira idade. A Nissan acaba de lançar o protótipo ESFLOW, um VE desportivo que pode atingir os 200 km/h com ‘emissões zero’ de poluentes.
Na apresentação do novo automóvel à imprensa, em Frankfurt, o CH falou com ‘o visionário’ do engenho, François Bancon. Segundo o director geral de Planeamento Estratégico Global de Novos Produtos, a Nissan começou a investigar em 2004 o que significava ‘emissões zero’ e criou vários carros sem emissões de poluentes, cada um dirigido a um público concreto. “O ESFLOW é um deles, dirigido aos amantes de carros desportivos”.

Francois Bancon é director geral de Planeamento Estratégico Global de Novos Produtos da Nissan
Francois Bancon é director geral de Planeamento Estratégico Global de Novos Produtos da Nissan
Na essência, o novo automóvel de dois lugares não é um veículo alimentado por um motor de combustão interna já existente que tenha sido adaptado para funcionar a electricidade, mas sim um automóvel desportivo que foi criado de raiz como um veículo puramente eléctrico. “Acredito que os carros com ‘emissões zero’ serão uma parte importante do mercado no futuro, por isso temos de criar os que as pessoas querem”, explicou Francois Bancon.

E acrescentou: “Penso que o público está preparado para este tipo de automóvel. Não há razão nenhuma aparente para que as pessoas não apostem na geração de ‘emissões zero’ uma vez que há uma consciência cada vez maior sobre a sustentabilidade ambiental”.

Viver de modo ecológico ainda é visto como um algo difícil, como se fosse necessário fazer sacrifícios para resguardar a consciência ambiental. Mas o ESFLOW assume-se como prova contrária a essa concepção. Os dois motores deste carro produzem um binário suficiente para chegar aos 100 km/h em menos de cinco segundos. A potência para estes motores provém das baterias laminadas de iões de lítio montadas sob o piso para uma melhor distribuição do peso. E estas baterias permitem uma autonomia de mais de 240 km com um único carregamento.

“Luto contra a ideia que as pessoas criaram de que um automóvel eléctrico é um carro para as avozinhas. Isto não é verdade. Um VE pode ser tão energético e divertido como outro qualquer”. Prova disso é o ESFLOW, que “é ainda mais potente” do que o primeiro automóvel familiar prático de ‘emissões zero’ do mundo e já disponível no mercado, o Nissan LEAF, disse Francois Bancon.

O tablier é adornado com um friso prateado em carbono e apresenta quatro visores LCD multifunções iluminados
O tablier é adornado com um friso prateado em carbono e apresenta quatro visores LCD multifunções iluminados
No futuro, segundo ‘o visionário’, as pessoas vão mudar de comportamento face à necessidade de posse de um carro. “Vejo as pessoas cada vez menos motivadas a possuírem um carro, no sentido de um objecto que é só seu. Isto vai abrir a porta para a partilha de automóveis ou para multiusos dos mesmos, especialmente nas grandes cidades da Europa. Entre cinco a dez anos, os carros de ‘emissão zero’ vão representar entre 10 a 15 por cento do mercado”.

Mais do que pelo o meio ambiente ou por um desenvolvimento sustentável, “o que está aqui em jogo é o que as pessoas realmente querem: uma vida inteligente”, afirmou Francois Bancon. Para o responsável da Nissan, “é ridículo consumir gás, poluir, e daí esta ideia de vida inteligente encaminhar as pessoas para as ‘emissões zero’”. Assim, “parte da intenção do comprador é reduzir os custos” que normalmente têm com uma viatura. Mas o mais importante é sentirem que estão a “contribuir para diminuir as emissões” de poluentes.

O protótipo ESFLOW será spresentado publicamente no Salão Automóvel de Genebra de 2011, de 3 a 13 de Março.

Sobre carros eléctricos
Diferenciam-se dos veículos usuais pelo facto de utilizarem um sistema de propulsão eléctrica e não a solução comum de motor de combustão interna. O motor eléctrico usa energia química armazenada em baterias recarregáveis, que depois é convertida em energia eléctrica para alimentar um motor que fará a sua conversão em energia mecânica, possibilitando que o veículo se mova.

O veículo eléctrico é a única solução, até agora, de zero ruído, zero emissões de poluentes, zero emissões de gases de efeito de estufa. As emissões poluentes, em particular de CO2, associadas ao veículo eléctrico dependem apenas da forma como a electricidade é produzida.

Uma das vantagens dos veículos eléctricos é a maior eficiência do motor, que utiliza tipicamente entre 0.1 a 0.23 kw/h por quilómetro. Também a condução silenciosa é outra mais-valia conseguida pela ausência de várias peças móveis no motor, pelo ruído da combustão, mas também pela ausência do sistema de escape.

O custo da energia eléctrica dispendida por veículos eléctricos com um sistema de armazenamento de energia em baterias corresponde a um terço do valor do custo do combustível utilizado por veículos com motores de combustão interna, para a mesma distância percorrida e em condições idênticas de utilização. Para além disso, os veículos eléctricos têm menos custos de manutenção já que não precisam de mudanças de óleo frequentes e outras operações de manutenção.

Uma das desvantagens dos automóveis eléctricos corresponde ao peso das baterias que ainda é grande apesar dos avanços tecnológicos para que estas proporcionem uma autonomia interessante. O funcionamento das baterias a baixas temperaturas também não é o melhor, havendo perda de eficiência. Em relação ao tempo de carga, as baterias de iões de lítio já permitem que quando carregadas em locais específicos possam atingir cerca de 80 por cento da sua capacidade em cerca de 15 a 20 minutos.

A carga total, quando efectuada em casa numa tomada normal de 220v pode durar entre 6 a 8 horas.

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