Conhecendo a comida japonesa

 

 

O sushi é um prato da culinária japonesa à base de arroz cozido temperado com vinagre especial de arroz, açúcar e sal, combinado com peixe, frutos do mar, vegetais ou frutas. Muitas vezes é entendido simplesmente como peixe cru. Quando o peixe cru é servido por si só, é chamado de sashimi, que são frutos do mar ou peixes fatiados e servidos apenas com molho de soja e wasabi.
O molho de soja deve ser usado em pouca quantidade, e apenas a borda da cobertura do sushi deve ser mergulhada, nunca o arroz, como a maioria aqui faz. Wasabi é um tempero de sabor forte e característico, encontrado sob a forma de pasta ou em pó; feito da planta Wasabia japonica (conhecida também como rabanete japonês), usada diretamente no sushi ou acrescentada na hora de comer.

Os tipos mais conhecidos de sashimi são: Atum (Maguro), atum gordo (Toro), lula (Ika), polvo (Tako), camarão (Ebi) e salmão (Sake).






Já o Nigiri é o tradicional pedaço de arroz moldado na palma das mãos e recoberto com fatias de peixe ou frutos do mar crus.

Nigiri Sushi
Robalo - 72 kcal/2 un
Polvo - 74 kcal/2 un
Camarão - 79,6 kcal/2 un
Kani - 80 kcal/2 un
Atum - 85,9 kcal/2 un
Salmão - 97,7 kcal/2 un

Outra maneira de apresentar o Nigiri é entre arroz e o peixe uma lasca de wasabi e uma camada fina de uma cobertura colocada sobre ele, possivelmente amarrada com uma tira fina de nori.

Há vários tipos de sushis, que mudam de nome conforme a escolha dos recheios e coberturas e na maneira em que são montados. Além disso, são diferentes no Japão e EUA, onde as variedades similares são substituídas por outras, dependendo do local e da estação.

A comida japonesa é uma boa opção para quem quer se manter saudável. Como boa parte dos pratos são servidos frios e crus muitos acham que não engordam e por isso podem comer à vontade! Claro que é mais saudável comer 600 calorias de sushi e sashimi do que um hambúrguer de carne, mas, dependendo da quantidade consumida, os dois engordam igual. Sem contar com as versões empanadas (hot roll), os que levam molho tarê (molho delicioso, a base de açúcar e shoyu).

Os peixes, além de serem fonte de ômega-3 (importante aliada na prevenção das doenças cardiovasculares), fornecem proteína de alto valor biológico, zinco, ferro, cobre e vitaminas do complexo B. Os peixes gordos como o atum, o salmão, a cavala, a sardinha, a truta, o arenque e as anchovas ainda são ricos em vitaminas lipossolúveis (A e D), fundamentais para a absorção e fixação do cálcio aos ossos, e contém elevados teores de iodo, mineral essencial ao bom funcionamento da tiróide. As algas e os vegetais crus contém fibras, vitaminas e minerais que auxiliam na função intestinal. O gergelim, encontrado em muitos destes pratos contém cálcio, fósforo, ferro e vitaminas do complexo B.

Se quiser preparar seu próprio sushi em casa, saiba que não pode usar qualquer tipo de peixe e deve procurar por peixes específicos, adequados para serem consumidos crus, livres de parasitas e bactérias. Peixes de água doce não são adequados para serem consumidos crus.



O Makizushi é um sushi em forma de cilindro, enrolado no nori (folha de alga marinha desidratada); formado com a ajuda de uma esteira de babú apropriada. Os mais comuns são: o Hossomaki e o Uramaki.

Hossomaki: Hosso quer dizer “fino” e maki “enrolado”. Possui diâmetro menor e apenas um recheio, que conforme o tipo, o rolinho leva um nome diferente.





Hossomaki
Kappamaki (pepino e gergelim) - 150,8 Kcal/8 un
Kanimaki (Kani cozido e gergelim) - 161,2 Kcal/8 un
Sakemaki (Salmão cru) - 168,5 Kcal/8 un
Tekamaki (Atum cru) - 172,6 Kcal/8 un



Uramaki: Sushi enrolado ao contrário. O recheio varia e fica no centro, rodeado por uma camada de nori, depois a camada de arroz e uma cobertura de outro ingrediente como peixe, ovas ou sementes de gergelim torradas.

O maior de todos os sushis é o Temaki, enrolado em forma de cone e comido com as mãos. Todos os peixes e frutos do mar podem ser utilizados como recheio.





Temaki
Camarão - 107,5 Kcal/1 un
Ovas - 110,7 Kcal/1 un
Kani - 114,4 Kcal/1 un
Skin - 135 Kcal/1 un
Califórnia - 150,9 Kcal/1 un
Atum - 164,4 Kcal/1 un
Salmão - 197,8 Kcal/1 un

 

 

 

 Curry é a comida mais popular do Japão

Japoneses comem o prato uma vez a cada quatro dias, em média


Prato de curry acompanhado de katsu (bife à milanesa japonês)
Prato de curry acompanhado de katsu (bife à milanesa japonês)
Nada de sushi o sashimi. O prato favorito dos jovens japoneses é o curry, de acordo com uma pesquisa realizada pelo ranking Oricon. A comida é tão apreciada no arquipélago que os japoneses a comem com arroz 84 vezes por ano, em média.
Depois do curry, os pratos mais apreciados pelos jovens são o nikujaga (carne cozida com batatas) e o bife de hambúrguer, respectivamente.
O curry, pronunciado carê pelos japoneses, foi levado ao arquipélago pela companhia inglesa Close & Blackwell, e em pouco tempo, foi incorporado à culinária nipônica. Ele é feito a partir de uma mistura de temperos e possui um aroma bastante característico.
No Brasil, pode ser degustado em algumas casas de comida japonesa. Muitas lojas de produtos orientais vendem tabletes de curry importados do Japão, que podem ser preparados ao gosto do cozinheiro.

Comentários